sábado, 18 de outubro de 2008

MUSEU DE ARTE SACRA EM FIGUEIRÓ


Por iniciativa do Pe. Virgílio Marques, meu antigo colega de seminário e actual pároco de Figueiró, hoje esta freguesia pode orgulhar-se de ter um pequeno museu de arte sacra. Em boa hora, foi feita a recolha de vários elementos de cariz religioso que havia na sacristia e na casa paroquial. Depois de algumas adaptações na chamada "sala de reuniões", esses objectos, após catalogação, foram colocados nesse mesmo espaço em expositores para serem apreciados e estudados. Paramentos antigos, crucifixos, imagens, livros, estátuas em madeira são alguns dos motivos de interesse que este local oferece.

Urge divulgar este espaço e colocá-lo no roteiro do vasto património concelhio.

8 comentários:

Al Cardoso disse...

Parabens ao padre Virgilio, por uma iniciativa que bem poderis acontecer em muitas outras freguesias!
De facto deveria estar incluido num roteiro que ainda esta por fazer!

Um abraco de amizade dalgodrense.

Anónimo disse...

Ainda bem que te referes hoje a isso, é realmente uma sala a visitar, e a incluir nos roteiros, o problema, sao os entraves postos a essas visitas, 1ª as Igrejas estão fechadas, e quando tal nao acontece aparece uma pessoa a dar informação , que o silencio fazia com muito mais qualidade. E tal facto acontece , porque cada um quer fazer um museuzinho na sua terra esquecendo-se que essa informação devia ser comunicada ao CIHAFA,(é para isso que existe), pois é ele o elo de ligação entre o visitante e o Património.
Mas de qualquer forma ,louvo a iniciativa pois ate está bastante razoavel Beijos Sandra

Best Market disse...

Gostei do post e como tal quero perguntar-lhe se concorda com o facto de o publicar no Noticias de Fornos de Algodres, suporte papel, na secção "Correio de leitores". Fico a agurdar uma resposta..

Cumprimentos

Amaral disse...

João Paulo
Iniciativa louvável a do padre Virgílio que com a ajuda da população de Figueiró irá ser uma mais-valia para a terra e para toda a região.
Parabéns.
Boa semana
Abraço

João Paulo Lopes Clemente disse...

Respondendo ao comentário do Jornal notícias de Fornos queria dizer-lhe que não há qualquer problema em publicar este post no respectivo Jornal.
Um abraço amigo
JPClemente

Anónimo disse...

Ora aí está um local onde eu adoraria ir e não sei como chegar até ele.

Anónimo disse...

Olá!
São estas iniciativas que fazem falta nas nossas aldeias.
Parabéns

Anónimo disse...

Olá!
Lamento que o patrimonio da ALDEIA esteja todo ao abandono como é o caso da casa do senhor tavares etc. Nestes espaço poder-se-ia fazer coisas muito uteis para a populaçao.
Caro Clemente faça um blog destes espaços.
obrigado e abraço

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...