sábado, 3 de setembro de 2011

O TRALHÃO





Os tralhões ou taralhões são umas pequenas aves de arribação da Ordem dos Pássaros e da família dos Muscicápidas, também conhecidos por papa-moscas, fura-figos, moscanho, tarrascas, etc. Muito semelhantes ao Pisco mas sem papo amarelo. O papo e a parte inferior são de cor clara, próxima do branco.
Em Setembro, recordo os meus tempos de infância pelos montes, vales e socalcos de Figueiró da Granja. A rapaziada juntava-se logo pela manhã "armadilhada" com os "costilos" ou costelos (nome dado às armadilhas para apanhar pássaros). No dia anterior, já tínhamos apanhado a "aúde" (formigas com asas) que serviam de isco. Dirigiamo-nos em direcção às propriedades que tinham oliveiras e árvores de fruto para apanhar um pássaro, ao qual nós dávamos o nome de "tralhão" que depois de depenado e frito era um óptimo petisco. A "Costa" era o meu local preferido, já que é aí que os meus pais têm uma pequena propriedade. Como era emotivo colocar as armadilhas debaixo dessas árvores e, aquando das várias "rondas", verificar que tinhamos apanhado "mais um"!
Como nos sentíamos orgulhosos ao entrar na aldeia com os "tralhões" atados uns aos outros formando um cordão que colocávamos ao peito. Talvez um acto um pouco cruel, todavia eram momentos de camaradagem e emoção que marcaram a minha infância em Terras de Algodres.

costelo (11).JPG

6 comentários:

Al Cardoso disse...

Tambem foi a eles algumas vezes!
O pior era quando algum malandro nos roubava os "costilos"!

Um abraco de amizade.

aluap disse...

Excelente texto, a recordar coisas do passado, é bom recordar.
Um abraço

Isabel Mendes disse...

Vim aqui parar por acaso! No meu tempo de garota, ia com o meu pai aos tralhões, também. Usávamos pescoçanhas (outro nome para costelos) e o isco eram as agúdias (as formigas com asas)! :)

Unknown disse...

Isto não é um tralhão, mas sim um pisco.

Unknown disse...

O que tá na foto é um pisco.. Na minha terra chamam-se "pescoceiras" e o isco é formiga de asa sem outro nome.. Aqui armadilhamos lameiroes onde passem riachos, o que lhe chama-mos "cavocos".. Além de tralhões cai tasmbém muito pisco, rabos-rubios, melros e tordas.. A raposa era um problema, "varriam" com as pescoceiras com "prémio".. a camaradagem era o melhor sem dúvida, feitos no pote logo logo nahora do almoço desse dia, acabava sempre 1º o vinho que os tralhões :)..

João Batista Araújo disse...

Eu também tenho essa vivencia-Mas hoje essa caça deve ser proibida .Essas aves estão em vias de extinção

ÚLTIMO ARTIGO DESTE BLOG: AUTÁRQUICAS 2013 E ALGUMAS MEMÓRIAS DA POLÍTICA LOCAL

Numa altura em que, finalmente  e felizmente ,  a alternância democrática na autarquia de Fornos de Algodres é uma realidade, resultado de ...