segunda-feira, 21 de julho de 2008

TUDO BONS RAPAZES: G. CAPITÃO DE ABRIL


Há pessoas nas nossas Terras de Algodres, dotadas de grandes capacidades e potencialidades que na infância sonharam em ser felizes. Aos poucos esses sonhos foram roubados.

Com a devida autorização do autor, ousei publicar este texto que relata a infância feliz de um grupo de amigos em Figueiró da Granja, há mais ou menos 40 anos atrás. O Capitão G (provavelmente muitos identificam este pseudónimo) também tinha sonhos que aos poucos, devido às circunstâncias da vida, lhe foram retirados. Humanidade e literariedade resumem este belo texto que relata um pouco a sociedade figueiroense na década de 70.Obrigado, caro anónimo por esta partilha!

Até entrar na escola primária o mundo inteiro era o meu quintal, entre muros altos e oliveiras, laranjeiras, uma figueira e um abrunheiro; percorri de triciclo as veredas enormes de flores e couves a perseguir pardais e libelinhas e a ser perseguido por Jesus, Maria e José, garantia de lugar no céu; também a aprender a ler, escrever e contar, para não ficar parvo; e depois de almoço, contrariado, fazia uma salutar sesta de «só cinco minutinhos», até ao lanche.Era um mundo governado por Salazar e pela tia A.Iniciei-me, portanto, nas amizades quando entrei para a 1ª classe, com o fascinante G. com quem privei dos sete aos doze anos.Com ele e outros ganhei competências essenciais de vernáculo e camaradagem, as Aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn e os desamores da menina de «Uma Casa Na Pradaria.»G. encostou-se ao vinho aos 13 ou 14 anos, onde ficou a vida inteira, e só a sua extraordinária robustez permitiu que a bebedeira envelhecesse até o fígado patinar no Outono passado.Recordo, especialmente, o Verão Quente e a Nossa Tropa, com a recruta ganha na «ferraria», nas «poldres» e «catraia», à cata de bufos, pides, latifundiários e demais fascistas, por tabernas e mercearias de Figueiró, com o revolucionário propósito de um divertido enxovalho. Reencontrei-o em Setembro último e, amarelo de icterícia, avisou-me grave: «...isto...desta vez...»Desta vez e ao contrário de todas as outras, não houve Verão Quente, «Uma Casa Na Pradaria» ou Mark Twain.Voltarão, certamente.Um abraço, Capitão G.

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Adorei ler este artigo pela primeira vez num comentario, bem haja por lhe dar mais realce num artigo.

Para os dois um grande abraco de amizade dalgodrense.

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...