domingo, 13 de julho de 2008

Depois do Jornal "O FIGUEIROLA", porque não um Jornal "TERRAS DE ALGODRES"?


Há 9 anos atrás, o Jornal " O Figueirola", orgão oficial da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja, noticiava assim as II Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja.
Este jornal, para além de dar notícias das actividades da associação, era um meio de transmitir as vivências em Figueiró da Granja (nascimentos, casamentos, baptizados, "notícias da nossa terra", etc.). Possibilitava também a troca de ideias sobre os mais variados temas. Recordo os artigos de opinião sobre a Regionalização do Dr. José Miranda, Presidente da Câmara (PSD) e do Eng. Carlos Costa (PS), então vereador. As participações do Jornalista aposentado de "O Comércio do Porto", O sr. Aníbal Pacheco bem como do Dr. Veiga que infelizmente já não se encontra entre nós. A nossa cultura também não era esquecida com alguns excertos da obra "Terras de Algodres". Alguns reparos também eram feitos, como foi o caso da capela da Copacabana que então estava totalmente em ruínas mas que hoje está recuperada.
Penso que um projecto destes, a nível concelhio (com correspondentes das diversas freguesias), tornaria um concelho mais unido, possibilitando a divulgação de tudo o que de bom se faz e existe em Terras de Algodres bem como a promoção das suas gentes e uma maior ligação com todos aqueles que apesar de distantes, sentem a sua terra.
Daria a possibilidade às diversas forças políticas locais (de uma forma mais visível) manifestarem as suas ideias e os seus projectos. Com isso, o cidadão estaria melhor informado para votar de acordo com a sua consciência aquando das eleições.
A democracia no concelho ficaria a ganhar!
TERRAS DE ALGODRES seria um nome interessante para um projecto como este.
Haja alguém que lidere um projecto desta índole e terá aqui um colaborador, se assim o desejar!



2 comentários:

Al Cardoso disse...

Sem duvida nenhuma que e uma enorme lacuna presentemente no nosso municipio. Apoio o nome "Terras d'Algodres" e desde aqui tem tambem um colaborador!

Faco votos que alguem pegue na sua ideia.

Um abraco de amizade dalgodrense.

ellipsis disse...

de facto é uma ideia tentadora. pelo menos no que me diz respeito a mim. como estudante de artes/design.
acho que todo e qualquer esforço na tentativa de tornar o nosso concelho um concelho mais unido e mais dinamico seja se louvar. fica lançado o mote, agora faz parte de todos nos por maos a obra.
parabens pela bela ideia.
um abraço

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...