domingo, 18 de novembro de 2007

JORNADAS RECREATIVAS E CULTURAIS




Num comentário anónimo no blog do amigo Al Cardoso, Aqui d'Algodres um anónimo apresentava algumas observações relativas ao meu contributo cívico no concelho de Fornos. No sítio certo já lhe foi dada a resposta. E para comprovar o meu envolvimento em actividades na freguesia, hoje recordo o cortejo etnográfico realizado no âmbito das "Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja", aquando da minha presidência na Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja. Estas foram uma oportunidade de divulgar os usos e costumes desta região, bem como as actividades agrícola. Nesse cortejo, foi interessante verifcar o empenho da juventude local que com poucos meios, fizemos uma actividade única no concelho. Para além deste cortejo, a música popular, as tasquinhas regionais e exposição de artesanato foram uma realidade única.
Daqui lanço o desafio que se façam anualmente umas Jornadas Recreativas e Culturais a nível concelhio, possibilitando assim divulgar tudo o que de bom a nossa terra possui. Essas jornadas deveria ser bem programadas com todas as forças vivas do concelho e divulgadas pelos meios de comunicação social, de modo a que aqueles passem a falar daquilo do que de bom há no nosso concelho. Seria interessante, nessas jornadas, juntar também todos aqueles que gostam da nossa terra e reflectir acerca das várias possibilidades de desenvolver o concelho.

É nesta troca de experiências que Fornos necessita. O Blog "Aqui d'Algodres" tem tido um papel muito importante na divulgação do nosso concelho e nas ideias e debates que surgem, seria bom juntar todos os que nele participam. Penso que uma jornadas deste tipo seriam uma óptima oportunidade de juntar todos aqueles que reflectem e gostam da nossa terra.

Considero que deveria ser uma associação a liderar esta actividade. Como sócio da Associação Terras de Algodres, lanço esta ideia aos corpos directivos da associação. Da minha parte, se o desejarem e dentro da minha limitações podem contar com a minha colaboração na organização.




















6 comentários:

Carlos de Matos disse...

Boa Noite Fornos,

a sua proposta é viavel, segui a participação de Forninhos na Feira de Actividades de Aguiar da Beira num magnifico cortejo etnografico organizado brilhamente pela Câmara.
Testemunho que foi um grande momento de comunhão e de orgulho para todos os municipes participantes.

Cortejos desse tipo tinham sido feitos nos 50/60 para apoiar os hospitais da Miséricordia e tinham ficado na memoria colectiva até hoje.

Penso que um evento como promocianado por Aguiar tambem teria o assentimento popular em Fornos.

Aqui fica um magnifico diaporama feito pela Câmara Municipal :

http://www.cm-aguiardabeira.pt/portal/page?_pageid=280,1714663&_dad=portal&_schema=PORTAL

Força e para frente !

Um amigo Forninhense

Carlos de Matos

Amaral disse...

João Paulo
Antes de mais os meus sinceros parabéns. Pelo post e pelas jornadas, assim como pelo apelo por ti lançado de jornadas anuais.
Quanto aos comentários, anónimos ou não, que por vezes fazem... é um dos males dos blog's. Certamente não estamos à espera que só digam bem, ou que digam amén a tudo que publicamos, mas quando aparecem pseudo-anónimo-intelectuais...
Bem, boa semana
Abraço

Al Cardoso disse...

Infelizmente nao estava ai quande se realizaram esses eventos, pelo que tive muito gosto em ver as fotografias e em ver gente conhecida ai!
Olhe o pouco tempo que vivi na Estacao, tambem servir para realizar-mos alguns eventos, como festas populares e comunitarias com as fogueiras de S. Joao e S. Pedro, Madeiro de fim de ano e pedir as janeiras a partir da meia, noite e coisas do genero.
Foram actividades que acabaram com a dispersao dos outrora residentes.
Presentemente a Rua da Estacao, e um conjunto de casas abandonadas e a cair, sendo a excepcao as casas da minha familia e pouco mais.
E uma tristeza que um dia destes referirei no meu blog.
Ja quanto a realizacao de eventos como o que refere creio que tem toda a actualidade e bem poderiam e deviam realizar-se. Eu ate sugeri aquando das festas da Senhora da Graca, que se podiam fazer essas festas a nivel concelhio, envolvendo todas as freguesias com a imagem mariana de mais devocao, na procissao solene em Fornos!
Ja quanto a esse cortejo que o amigo refere, bem poderia realizar-se no feriado municipal, ou melhor ainda num mes em que nada houvesse de relevo.

Um abraco amigo do d'Algodres.

Al Cardoso disse...

Caro Carlos Matos:

Adorei ver as fotografias do desfile e das quadras da Senhora dos Verdes, assim como tambem a estampa de felicidade, do vosso presidente o senhor Andrade.

um abraco

Anónimo disse...

Exmos. Srs,



O SONJOVEM nasceu no ano de 1991, no dia 18
de Agosto, dia em que fez a sua primeira actuação para o público.

Tudo começou com uma brincadeira de fins-de-semana entre dois grandes amigos (rui e tozé), mas que rapidamente se foi desenvolvendo e na qual se tornou num projecto muito sério e ambicioso.

Desde então, dia após dia, ano após ano com muito esforço, dedicação e empenho, fomos aprendendo, evoluindo e sempre tentando ultrapassar as dificuldades que nos fossem surgindo, sempre com o maior desejo de levar este projecto o mais longe possível.

Com algumas fases menos boas e outras melhores, com a passagem de vários músicos e técnicos pelo grupo, o nosso principal objectivo foi sempre tentar melhorar ou no mínimo manter a nossa imagem e postura, a qual o nosso público está habituado a ver.

E assim se mantém o SONJOVEM de hoje, sempre com o mesmo empenho, vontade e desejo de sempre............

“ Divertir, Alegrar e Compartilhar” !!!



Não Hesitem...e Visitem-nos em: www.sonjovem.com



Obrigado, pela atenção dispensada.



Melhores Cumprimentos,



ELSON SEDAS

Road Manager

91 77 77 678 - Marcação de Espectáculos

Anónimo disse...

Por que nao:)

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...