domingo, 17 de maio de 2009

AFECTIVIDADE, HUMANIDADE E ESPIRITUALIDADE

Ao subir as íngremes encostas, Artur encontrava outros a quem saudava com um "Bom dia" que era retribuído, pelos mais velhos com um "venha com Deus". De facto, o Deus da alegria, para quem o sofrimento não era a razão definitiva de viver, era experienciado por Artur.
Artur nascera numa famíla onde os afectos tinham um lugar fundamental na formação do indivíduo. A humanidade, recheada pelos valores que Jesus Cristo trouxera à terra: amor, verdade, liberdade, solidariedade tornavam-no num ser equilibrado e feliz. Primeiramente a Humanidade e depois a espiritualidade, a religião. Numa Terra onde o Pe. Jorge pregava uma religião de um Deus que castiga, que considerava prioritário a ida à missa, secundada por uma ajuda ao próximo, fazia com que Artur entrasse em conflito a mentalidade da maior parte dos seus conterrâneos.

7 comentários:

Amaral disse...

João Paulo
Um pequeno, mas interessante texto, que nos faz pensar.
Cheio de simbolismo.
Abraço

Anónimo disse...

Jesus,Homem,experimentou a extrema dor - a Cruz - e é o Deus da extrema alegria.
"Fazei isto em memória de mim" é um eco no coração.A missa deve ser um tributo, uma homenagem a um Amigo de sempre que morreu por uma causa. Entenda-se que essa homenagem deve ser extensiva a todos os que lutam por um ideal.
M.

al cardoso disse...

De facto durante demasiado tempo, a religiao catolica enfatizou muito mais um D*us que castiga, do que um D*us que perdoa. Isso tornou muita gente para longe das igrejas, e causou muitos problemas de conciencia em muitos "Artures" deste mundo!

Um abraco de amizade dalgodrense!

Marco Paulo (Nobre) disse...

Apresento aqui uma grande homenagem à minha "Inha" que acaba de falecer. Inha jamais esqueçerei o que fizes-te por mim, grande mulher, foste mãe, avó sem teres filhos. Deixas uma grande saudade a quem gostava de ti, deixas-me uma imensa dor a um filho. Não tenhos mais palavras, mas... continua a rezar por nós.
Beijo de eterna saudade....

O teu Marco Paulo

Anónimo disse...

Os meus sentimentos.

Anónimo disse...

Doido varrido.
M.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,