terça-feira, 8 de julho de 2008

AS JORNADAS RECREATIVAS E CULTURAIS DE FIGUEIRÓ DA GRANJA ONTEM E HOJE

ONTEM
HOJE
Tive conhecimento, através do site da Câmara Municipal de Fornos de Algodres http://WWW.cm-fornosdealgodres.pt/nt_076.php, que irá realizar-se no próximo fim-de-semana as IX Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja. Esta é uma das actividades que a mim me diz muito, pois iniciou-se aquando da minha passagem como vice-presidente da direcção (I Jornadas Recreativas e Culturais) e depois como Presidente (II Jornadas), etc. da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja. Verifico que as actividade são muito semelhantes às das segundas Jornadas, como se constata nos cartazes que no meu tempo eram mais pobres em termos gráficos, pois o dinheiro não era muito, mas rico em termos de expressão artística por parte do João Furtado.
Apesar de não concordar com o rumo directivo que hoje a associação leva, sou daqueles que coloco em primeiro lugar a minha terra e faço votos par que estas jornadas tenham sinceramente o êxito desejado.Esta é uma actividade única no concelho, pois permite, através do cortejo etnográfico, transmitir o viver e o sentir das gentes de Figueiró da Granja e das Terras de Algodres. Daí seria óptimo alargar este projecto a nível concelhio, fazendo participar todas as freguesias num belo cortejo na sede do concelho (Dia do feriado municipal, por exemplo). Cada vez mais, o nosso concelho necessita de actividades com raízes, que venham do povo genuíno.
Já lá vão 10 anos!Recordo as dificuldades que tivemos que enfrentar para realizar este projecto!Não foi fácil a vida da associação nessa época! Muitos que criticaram este evento estão hoje na "primeira fila"!Hoje sinto a compensação de verificar que este é um projecto único no nosso concelho com um potencial enorme.
Qualquer associação só tem futuro se não se esquecer do seu passado, de todos aqueles que no passado deram o seu contributo. Para além de mim, recordo outros elementos das equipas que estiveram no início destas jornadas: Marco Santos, Sérgio Carvalho, Álvaro Santos,Lurdes,Arminda, Cristina, Nelso, Gina, Mira, Cândido, Carlota, Lídia, João Furtado, José António Neves, Tó Matos e esposa bem como toda a juventude e população de Figueiró da Granja.
Para todos os que hoje estão na preparação destas IX Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja, desejo os maiores sucessos, fazendo votos para que o vosso trabalho genuíno seja compensado pela participação e alegria do povo e não se transforme num evento de campanha a que por vezes outros se associam.
Uma referência para o nosso conterrâneo Albino Cardoso que no seu espaço http://www.aquidalgodres.blogspot.com/, apesar de distante fisicamente, tão bem divulga a nossa terra e este evento em particular.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quando vires ao que chamam de monumentos na nossa terra!!! Vais pensar o mesmo que eu "o que as pessoas fazem para aparecer, eu não percebo muito de arte mas gostava de conhecer o autor da pedra que colocaram á entrada"
Sandra

Amaral disse...

João Paulo
Espero que as jornadas sejam participadas e que sejam um sucesso.
Bom fim-de-semana
Abraço

Al Cardoso disse...

No que me toca "bem haja", no entanto creio que so estou a fazer o meu dever, que deveria ser o dever de todos os filhos das "nossas terras"!

Um abraco de amizade e votos de que tudo corra bem, pelo nemos vai estar presente um membro da minha familia.

ellipsis disse...

e esperemos que amanha.
afinal a tradiçao deve ser mantida.
eu tive a oportunidade de tirar algumas fotos.
caso alguem esteja interessado em ver e so pedir.
um abraço. bom post

ellipsis disse...

ah. quanto q pedra colocada a entrada ( e nao so) ao inicio tambem nao percebi muito bem a ideia. mas depois ate simpatizei com ela. sao um marco com uma forma diferente. nas quais estao excertos do livro "terras de algodres"

Anónimo disse...

Quero agradecer ao "rameixions" ter explicado o que sao aquelas pedras,assim sendo talvez a ideia não seja tão má.Assim que possa ja vou ver "o monumentos" com outros olhos. Sandra

Anónimo disse...

parabèns à associação pelas jornadas realizados nos dia 12 e 13 de julho; ouvi dizer que foram espectaculares, e eu posso comprovar isso porque tive presente, parabéns e continuem a realizar estas actividades!!!!!!!

Anónimo disse...

fixe

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...