quinta-feira, 17 de abril de 2008

MANUEL "QUITAS", O SPORTINGUISTA E O ÚLTIMO ARTESÃO


Depois de uma noite negra para o meu Benfica, recordo hoje um figueiroense que já não está entre nós e que amava muito o seu Sporting Clube de Portugal. Estou a falar do Sr. Manuel da Costa Almeida, mais conhecido por "Manuel Quitas". Este era um acérrimo defensor das cores verdes e brancas. A sua capacidade de sociabilidade influenciou muitos a optarem clubisticamente pelo clube pelo qual ele torcia, o Sporting. A sua loja, onde ele exercia a sua profissão (latoeiro), era local de muitas tertúlias, acompanhadas de muitas merendas, onde o futebol era tema central. Recordo os "posters" das equipas do Sporting que ele orgulhosamente apresentava perante os clientes. São estas pessoas que também fazem parte do património local que não deveriam ser esquecidas.

Para além de um grande sportinguistas, foi um grande artesão que, infelizmente, não deixou seguidores na nossa terra. Alguém o denominou como, o último artesão.

9 comentários:

Al Cardoso disse...

O Senhor Manuel Almeida ainda era meu primo segundo e, parece que esta coisa de se gostar do verde anda pela nossa familia, embora haja alguns dissidentes!
Pena que nao deixou seguidores na sua profissao, mas tenho que deixar uma correccao: Ele nao era "funileiro" mas sim "latoeiro" pois fazia e consertava todos os artigos em "folha de flandres" a "lata" como e comum dizer-te na nossa terra!
Desculpe la.
Ja agora, a casa esta muito bonita! Figueiro e provavelmente das aldeias que melhor tem valorizado o patrimonio construido, parabens portanto!

Um abraco de amizade dalgodrense.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Obrigado pela correcção, amigo Cardoso!

Anónimo disse...

Muito bem
deve-se preservar o património construido mas também o património humano, sublinhando e recordando, regularmente, todos aqueles que de alguma forma contribuiram e contribuem a evolução de uma população e para o bem-comum dos seus membros.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celulite, I hope you enjoy. The address is http://eliminando-a-celulite.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Eu sou o dissedente da familia! sou Benfiqista mas não sou doido da bola!
quanto ao sr. Manuel é uma pena não haver seguidores
António Cardoso

Anónimo disse...

Para a História!...
SCP- 5 SLB- 3

O que é jogar à Sporting?

A resposta foi dada em campo!
Jogar à Sporting é jogar com DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e ESFORÇO… para obter a GLÓRIA! e... 5-3
Jogar à Sporting são os 25’ finais da partida de 4ª feira, onde pura e simplesmente o Sporting jogou no limite da adrenalina, sendo Imperial, dando tudo em campo, esmagando o Benfica com 5 golos em 24’!!! e... 5-3
Foram cinco golos que fizeram pular e perder a voz ao mais pacato dos adeptos. E... 5-3

Saudações Leoninas! (diga 5-3)

Anónimo disse...

Leiria- 4 SCP- 1

Al Cardoso disse...

Parece que o dr. Bagao Feliz tinha toda a razao: o Sporting nao tem equipa para dar cinco nem a amadores!!!

Que tristeza, o que vale e que ja estamos habituados!

Anónimo disse...

Ao visitar mais uma vez, o Figueiróla,observei que existe um erro,na Foto aí então Postada.
A Casa que nos é mostrada, era do Amigo Guilherme Salema de Andrade.A do Amigo Manuel Almeida (Quitas)é a anterior, que ainda se visualiza ligeiramente na mesma.
Aproveito também para dizer que, tive o Previlégio,e a Felicidade de Partilhar bons Momentos, e histórias com estes Amigos,que já partiram.

Com os Meus Cumprimentos

Joaquim Matos.

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...