segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Jornais locais e regionais, um complemento na democracia

Cada vez mais, os meios de comunicação social têm um papel importante na sociedade. Hoje, quero-me referir especificamente aos jornais e o seu papel no complemento na democracia local. Considero que as terras são cada vez mais evoluidas quanto a democracia funcione e a rotatividade dos partidos seja uma realidade. Paralelamente a isso, os jornais locais devem servir para divulgar tudo o que de positivo e de bom se faz nos concelhos e freguesias, sendo por isso, por um lado a voz do poder instituído, mas devem ser também a voz crítica da oposição bem como as alternativas apresentadas.Além disso, a divulgação das actividades de cariz religioso e associativo bem como a divulgação de aspectos culturais e históricos de uma região devem estar presentes.
Uma sociedade evoluida é uma sociedade que não tem medo dos meios de comunicação mas considera-os uma mais valia para o progresso dessa mesma sociedade.
No que diz respeito ao concelho de Fornos de Algodres, verifico que seria muito importante a existência de uma jornal que possibilitaria informar acerca de tudo o que se passa no concelho e iria ter um papel importante não só no desenvolvimento do concelho, mas seria um óptimo meio para chegar informação aos nossos emigrantes.
Veja-se o contributo do Sr. Albino no site "Aqui d'Algodres" que apesar de distante tem contribuido com as suas ideias para tornar as Terras de Algodres uma terra com ambição.
Infelizmente, na nossa terra onde a população e muito idosa nem todos sabem lidar com este excelente meio de comunicação daí um jornal local seria uma alternativa.
Termino com um apelo para que se pense na criação de um jornal local. Da minha parte e dentro das minhas possibilidade terão sempre a minha colaboração.

7 comentários:

al cardoso disse...

So teriamos que reviver o "Noticias de Fornos de Algodres", publicacao que chegou a atingir bastante notoriedade, mas que a Camara da altura conseguiu silenciar.
Eu tambem concordo com a ideia e estou pronto a dar a minha colaboracao!
Uma excelente ideia a do meu amigo.

Um abraco amigo do Al.

Amaral disse...

João Paulo
Penso que o mais difícil está feito. O Albino e tu já estão a promover a região, porque não lançarem-se num voo mais arrojado e criarem um jornal?
Fica a proposta.
Abraço

al cardoso disse...

Quanto ao repto do amigo Amaral, essa iniciativa teria de partir de gente a residir no concelho, eu pela distancia so poderia colaborar!

al cardoso disse...

Caro Amigo:

Diga da sua justica, sobre uma ideia que apresentei no "Aqui d'Algodres"!

Um abraco.

Vagamente disse...

Amigo Joâo Paulo Clemente, obrigado por ter comentado no meu blog.
Casei na sua terra, gosto dela como se fosse minha, tal como na terra que me criou e onde resido que é Fornos, muita coisa se poderia dizer, mas vós que estais longe se torna muito mais fácil do que aos presentes.
O meu blog passou apenas a ser algo que tento trazer do que encontro sobre a minha terra que é a Beira - Moçambique, na net, e umas fotos do concelho que eu tiro e depois procuro legendar.
Foi colocar o seu blog com uma entrada no Vagamente e será mais uma pagina que lerei com muita atenção.
Um abraço
Luís Almeida Pina

Amélia disse...

Recebi ontem,dia 5 de agosto de 2008, o pedido de uma entrevista, feito por uma estagiária jornalista que está a estagiar no Notícias de Fornos de Algodres. Será que o jornal reomou a publicação? e como obtê-lo?

JPCLEMENTE disse...

Dra. Amélia Pais!
O Jornal "Notícias de Fornos de Algodres" é pertença do Sr. Paulo Menano. Eu não tenho conhecimento das últimas edições do mesmo. Penso que seria útil solicitar à jornalista estágiária que a contactou as últimas edições, de modo a ficar com uma ideia acerca do respectivo orgão informativo.
Agradeço-lhe a visita e aproveito para lhe dizer já li algumas da suas obras, desconhecendo que era natural destas "Terras de Algodres".
Volte sempre!