terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A MINHA TERRA NATAL, UM SONHO PARA 2011...


Mais um ano está prestes a findar. Nesta noite, tive um sonho. Sonhei que a terra que me viu nascer, em 2011, era uma terra com futuro. As gentes da minha terra, onde eu me incluo, já não necessitam de partir em busca de melhores condições de vida. O Turismo passou a ser a grande fonte de rendimento do concelho. As pessoas começaram a reconstruir as casas paternas; os casais começam a fixar-se e as escolas primárias começam a reabrir. Um escola profissional, entretanto abriu. Os nosso jovens têm uma outra alternativa na sua formação. As aldeias começam a ter vida, havendo uma convivência sã entre mais novos e mais velhos. Os usos e costumes antigos passam a fazer parte do programa cultural da Câmara. Em cada aldeia há uma associação recreativa e cultural e não só associações de carácter social. Ao longo do ano, estas associações relembram o viver e o sentir dos nossos antepassados. Os Ranchos Folclóricos e grupos musicais começam a ouvir-se e a fazer-se ouvir pelo país. As pessoas começam a acreditar nas suas capacidade para desenvolver a sua terra. Todos os palmos de terra são agora cultivados, dotados da melhor tecnologia. O vinho, o azeite e o queijo passaram a ser a triologia que se associa a uma gastronomia única e muito apreciadada por quem nos visita.
A nossa terra é agora visitada por muitos turistas. Estes agora têm casas reconstruidas onde podem desfrutar das belas paisagens do nosso concelho. A Empresa fundada para dar vida às casas abandonadas, passou a ser fonte de receita para os cidadãos do meu concelho. Os turistas apreciam o pastar de rebanho e todo o cerimonial que o envolve. A ideia do meu amigo Albino concretizou-se: agora temos uma parque temático sobre o queijo da serra e tudo o que o envolve. São vários os percursos pedestres que possibilitam usufruir das belas paisagens e dos monumentos que esta terra possui.No rio mondego, fazem-se percursos de canoa. Como é saboroso ouvir as aves cantar, a brisa bater nas faces e sentir os cheiros!
Perante esta realidade, as pessoas são livres, pois têm o seu rendimento no final do mês. O seu emprego é agora fruto do seu empenho e não de um compadrio de qualquer índole. As eleições locais são agora momentos de festa e de convívio. As pessoas participam activamente na eleição dos seus representantes, respeitando aqueles que pensam de maneira diferente.
Acordei! O sonho era maravilhoso para estas terras e para as sua gentes!
Há que acreditar, pois "sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança".

UM ÓPTIMO 2011 PARA TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS E AMIGOS QUE TÊM A GENTILEZA DE ME VISITAR NESTE ESPAÇO!



5 comentários:

Al Cardoso disse...

Como eu gostaria de que o seu sonho se torna-se realidade!
A mim ja nao me ajudaria, mas os mais novos nao teriam que fazer aquilo que eu fiz; emigrar!
Quem sabe ainda um dia veremos mudancas de mentalidades e mais gente na nossa terra!

Um feliz ano de 2011 para si e todos os leitores!

Com um abraco dalgodrense.

Emilia Miranda disse...

Olá João Paulo!
Dizes que tiveste este sonho lindo e eu vou contar-te um segredo.
Tenho pensado (às vezes também o faço!!!!) que haverá aldeias que renascerão. Talvez seja um disparate mas creio que haverá gente que terá de a elas regressar, a fim de iniciar actividades diversas, algumas das quais ligadas ao renascer de culturas que não morreram mas estão moribundas.

Emília Miranda disse...

João Paulo:
Quado dsse no meu comentário "talvez sea um disparate", referia-me a mim e ao que penso, não ao regresso às aldeias, obviamente!
Um abraço.

aluap disse...

Que os sonhos se realizem, apesar da crise com que nos assustam. O mundo continuar a girar e nós merecemos um mundo melhor.
Continue a brindar-nos com os seus sonhos e belas imagens dessa terra. Votos de um futuro brilhante e próspero para todos.

Feliz 2011

Amaral disse...

João Paulo
Espero que tenhas tido um Santo Natal.
Que 2011 te traga tudo de bom.
Abraço

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...