sábado, 15 de março de 2008

EM ÉPOCA PASCAL, CONHECER AS TERRAS DE ALGODRES EM BICICLETA, UMA SUGESTÃO




Há alguns anos atrás, durante as Férias da Páscoa, aquando da minha passagem pelos orgãos directivos da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja com poucos recursos económicos e logísticos organizávamos (eu e os restantes elementos da direcção) passeios de bicicleta pela várias freguesias do concelho. Esta era uma oportunidade para os jovens da freguesia conhecerem de uma maneira diferente as Terras de Algodres. Eram momentos de convívio e de desporto entre os jovens e todos aqueles que nesta época nos visitavam para passar esta quadra pascal na companhia dos seus. Nesta altura, as aldeias ganhavam mais vida!Nesta estação Primaveril, muitos jovens tinham oportunidade de apreciar a beleza e a riqueza cultural do concelho que os viu nascer. Era uma actividade lúdica e ao mesmo tempo cultural e pedagógica, fomentar nos jovens o gosto pela sua terra. Penso que não seria muito difícil fazer uma actividade como esta a nível concelhio. Com os recursos que a Câmara possui em consonância com as organizações locais da freguesia (Associações, Juntas de Freguesia, Fábrica da Igreja) podia proporcionar-se um dia diferente aos nossos jovens (nesta altura encontram-se de férias) e a todos aqueles que nos visitam nesta época. O passeio de bicicleta seria um pretexto para sensibilizar os mais novos para as coisas boas das nossas terras: cultura, paisagem, gastronomia, etc.
Esta é uma actividade concreta para pessoas concretas, envolvendo as instituições concretas das Terras de Algodres.
De realçar o apoio que sempre tivemos quer da GNR local quer dos Bombeiro Voluntários de Fornos de Algodres para realizar esta actividade.

3 comentários:

Amaral disse...

João Paulo
Ora aqui está uma bela ideia. Promove-se o conhecimento da região, aliado a uma prática desportiva sadia e à ocupação dos jovens.
Bom fim-de-semana
Abraço

Anónimo disse...

Uma boa ideia em que, sem grandes custos, se motiva para a prática do exercício físico, se promove o convívio entre gerações e se dinamiza a região.
Pode, se bem divulgada, constituir um dia ou um fim-de-semana em que aqueles que estão fora, voltam à sua Terra.
Um abraço

Al Cardoso disse...

Sao sem duvida ideias excelentes que se podem por em pratica sem grandes dispendios e isso, e que e o essecial nestes tempos!

Um abraco de amizade dalgodrense.

BEIRA ALTA: USOS E COSTUMES EM TEMPO QUARESMAL...

"Também durante a quaresma até domingo de Páscoa há o uso de um homem e uma mulher, ordinariamente pessoas solteiras, se mandarem reza...