sábado, 25 de julho de 2009

PENSAR O ASSOCIATIVISMO

Num tempo em que o associativismo vai esmorecendo nas nossas terras, há que reflectir acerca das causas desse fenómeno.
Podemos encontrar várias razões. Uma delas prende-se com a necessidade de muitos jovens terem de partir em busca de melhores condições de vida , o que leva a que muitos que poderiam e deveriam dar o seu contributo para o "bem comum", através do associativismo não o possam fazer.
Uma outra razão é o facto de não se dar o devido reconhecimento a todos aqueles que dispensam muito do seu tempo quer pelo desporto, quer pela cultura local.
Quantas associações e respectivos dirigentes, no dia do município por exemplo, foram distinguidos publicamente pelo trabalho realizado em prole do associativismo local?
Há alguns anos atrás (+-10 anos), enquanto membro da direcção da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja, lembro-me ter participado num encontro promovido pela Câmara, sobre esta problemática. Houve efeitos práticos desse encontro? Os grupos de música popular, os ranchos, as actividades que demonstram o viver e o sentir deste povo são uma realidade na nossa terra?
As Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja que se realizaram, bem como a Feira anual de Santiago - Festa do Peixinho do Rio são dos pouco eventos com potencial de levar além fronteiras a nossa terra e as suas gentes. Não esquecendo, como é evidente, o papel importante da Associação Desportiva de Fornos que tem levado o nome deste concelho por toda a região centro.

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Uma das grandes razoes e a falta de gente, nas nossas aldeias e ate na nossa vila, sem gente tambem nao ha ideias e por isso continuamos a cair ainda mais.
Quanto a ADFA finalmente parece que apareceu alguem que a dirija!
E com muita pena que vejo que num municipio que ja teve cinco ranchos folcloricos, nem um resta!
Creio que vamos ver o resurgimento da nossa banda, gracas a associacao dos bombeiros, e tambem seria bom voltar-mos a ver a fanfarra, que chegou a ser uma das melhores do distrito!
Como sou optimista continuo convencido de que melhores dias culturais virao!

Um abraco de amizade dalgodrense.

ÚLTIMO ARTIGO DESTE BLOG: AUTÁRQUICAS 2013 E ALGUMAS MEMÓRIAS DA POLÍTICA LOCAL

Numa altura em que, finalmente  e felizmente ,  a alternância democrática na autarquia de Fornos de Algodres é uma realidade, resultado de ...