sábado, 25 de julho de 2009

PENSAR O ASSOCIATIVISMO

Num tempo em que o associativismo vai esmorecendo nas nossas terras, há que reflectir acerca das causas desse fenómeno.
Podemos encontrar várias razões. Uma delas prende-se com a necessidade de muitos jovens terem de partir em busca de melhores condições de vida , o que leva a que muitos que poderiam e deveriam dar o seu contributo para o "bem comum", através do associativismo não o possam fazer.
Uma outra razão é o facto de não se dar o devido reconhecimento a todos aqueles que dispensam muito do seu tempo quer pelo desporto, quer pela cultura local.
Quantas associações e respectivos dirigentes, no dia do município por exemplo, foram distinguidos publicamente pelo trabalho realizado em prole do associativismo local?
Há alguns anos atrás (+-10 anos), enquanto membro da direcção da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja, lembro-me ter participado num encontro promovido pela Câmara, sobre esta problemática. Houve efeitos práticos desse encontro? Os grupos de música popular, os ranchos, as actividades que demonstram o viver e o sentir deste povo são uma realidade na nossa terra?
As Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja que se realizaram, bem como a Feira anual de Santiago - Festa do Peixinho do Rio são dos pouco eventos com potencial de levar além fronteiras a nossa terra e as suas gentes. Não esquecendo, como é evidente, o papel importante da Associação Desportiva de Fornos que tem levado o nome deste concelho por toda a região centro.

2 comentários:

al cardoso disse...

Uma das grandes razoes e a falta de gente, nas nossas aldeias e ate na nossa vila, sem gente tambem nao ha ideias e por isso continuamos a cair ainda mais.
Quanto a ADFA finalmente parece que apareceu alguem que a dirija!
E com muita pena que vejo que num municipio que ja teve cinco ranchos folcloricos, nem um resta!
Creio que vamos ver o resurgimento da nossa banda, gracas a associacao dos bombeiros, e tambem seria bom voltar-mos a ver a fanfarra, que chegou a ser uma das melhores do distrito!
Como sou optimista continuo convencido de que melhores dias culturais virao!

Um abraco de amizade dalgodrense.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,