ONTEM
HOJE

Tive conhecimento, através do site da Câmara Municipal de Fornos de Algodres
http://WWW.cm-fornosdealgodres.pt/nt_076.php, que irá realizar-se no próximo fim-de-semana as
IX Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja. Esta é uma das actividades que a mim me diz muito, pois iniciou-se aquando da minha passagem como vice-presidente da direcção (I Jornadas Recreativas e Culturais) e depois como Presidente (II Jornadas), etc. da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja. Verifico que as actividade são muito semelhantes às das segundas Jornadas, como se constata nos cartazes que no meu tempo eram mais pobres em termos gráficos, pois o dinheiro não era muito, mas rico em termos de expressão artística por parte do João Furtado.
Apesar de não concordar com o rumo directivo que hoje a associação leva, sou daqueles que coloco em primeiro lugar a minha terra e faço votos par que estas jornadas tenham sinceramente o êxito desejado.Esta é uma actividade única no concelho, pois permite, através do cortejo etnográfico, transmitir o viver e o sentir das gentes de Figueiró da Granja e das Terras de Algodres. Daí seria óptimo alargar este projecto a nível concelhio, fazendo participar todas as freguesias num belo cortejo na sede do concelho (Dia do feriado municipal, por exemplo). Cada vez mais, o nosso concelho necessita de actividades com raízes, que venham do povo genuíno.
Já lá vão 10 anos!Recordo as dificuldades que tivemos que enfrentar para realizar este projecto!Não foi fácil a vida da associação nessa época! Muitos que criticaram este evento estão hoje na "primeira fila"!Hoje sinto a compensação de verificar que este é um projecto único no nosso concelho com um potencial enorme.
Qualquer associação só tem futuro se não se esquecer do seu passado, de todos aqueles que no passado deram o seu contributo. Para além de mim, recordo outros elementos das equipas que estiveram no início destas jornadas: Marco Santos, Sérgio Carvalho, Álvaro Santos,Lurdes,Arminda, Cristina, Nelso, Gina, Mira, Cândido, Carlota, Lídia, João Furtado, José António Neves, Tó Matos e esposa bem como toda a juventude e população de Figueiró da Granja.
Para todos os que hoje estão na preparação destas IX Jornadas Recreativas e Culturais de Figueiró da Granja, desejo os maiores sucessos, fazendo votos para que o vosso trabalho genuíno seja compensado pela participação e alegria do povo e não se transforme num evento de campanha a que por vezes outros se associam.
Uma referência para o nosso conterrâneo Albino Cardoso que no seu espaço
http://www.aquidalgodres.blogspot.com/, apesar de distante fisicamente, tão bem divulga a nossa terra e este evento em particular.